Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

Kiko Argüello pede a 2.500 jovens reunido em Murcia vocações para evangelizar a Ásia

Fundador do Caminho Neocatecumenal

Kiko Argüello
Actualizado 30 de Agosto de 2013

Álvaro de Juana / ReL

A tempo e fora de tempo. O Verão também é uma ocasião propícia para evangelizar e celebrar importantes encontros nos quais animar os jovens a levar o kerigma a todo o que o necessite. Uma mostra disso foi a recente Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro ou o tradicional Meeting de Rímini de Comunhão e Libertação.

Apenas um mês depois da JMJ e com a ressaca ainda viva desses dias, os fundadores do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello e Carmen Hernández, quiseram selar de novo tudo o ali recebido. Para isso convidaram centenas de jovens a um encontro na localidade murciana de São Pedro do Pinatar. Muitos destes jovens sim puderam deslocar-se até ao Brasil para acompanhar o Papa, mas outros não puderam ir, pelo que tiveram que seguir os acontecimentos através dos meios de comunicação. Desta forma também foram participantes do numeroso encontro vocacional que o Caminho celebrou um dia depois do regresso do Papa Francisco a Roma.

O Centro de Convenções RioCentro acolheu uns 55.000 membros do Caminho chegados de todo o mundo, o que ultrapassou as previsões da organização. O encontro foi televisionado por vários canais de televisão para o Brasil e o resto da América, incluindo os EUA, Espanha e Itália e para todo o mundo através da internet.

Como é habitual, foram milhares os jovens que responderam à chamada vocacional que encerra este tipo de encontros: 3.000 rapazes e 2.000 raparigas.

Rezar o rosário todos os dias

A Igreja da Santíssima Trindade de São Pedro do Pinatar acolheu o numeroso encontro no qual Argüello solicitou também jovens para ir em missão à Ásia. Responderam 19 rapazes e 19 raparigas. Cabe recordar que desde á algum tempo, o Caminho Neocatecumenal pôs “o ponto de mira” da Nova Evangelização na Ásia.

Na JMJ de Madrid Kiko falou da necessidade de 20.000 sacerdotes para a China e a chamada vocacional que se efectuou foi para isso; no Rio pediram-se jovens para o sacerdócio e a vida consagrada para toda a Ásia.

Por outro lado, o fundador do Caminho também pediu jovens que rezem o rosário todos os dias pelas “missio ad gentes” presentes em alguns países do continente asiático. Desde há alguns anos, um dos frutos mais importantes desta iniciação de formação na fé são estas “missio ad gentes”, presentes já nos cinco continentes e das quais fala amplamente Argüello no seu livro “O kerigma, nas favelas com os pobres”, publicado recentemente por BuenasLetras.

Não é a primeira vez que os fundadores do Caminho pedem para rezar aos jovens o rosário cada dia por este tipo de evangelização entre os mais secularizados da sociedade. Desde há alguns anos, o Caminho realiza encontros nos quais os jovens mostram a sua disponibilidade para rezar cada dia por elas. Assim, há grupos principalmente em Espanha e Itália, mas também nos EUA, que rezam pelas “missio ad gentes” todos os dias e que cada ano renovam o desejo de continuar fazendo-o.

Uma localidade com um grande retábulo pictórico
Tampouco é a primeira vez que os fundadores do Caminho convocam um encontro nesta pequena povoação de Murcia. Normalmente, cada Verão, tem lugar uma reunião similar na paróquia da Santíssima Trindade, onde em 2005 Kiko realizou um enorme retábulo de 11 por 18 metros no qual vários frescos apresentam alguns momentos fundamentais da vida de Cristo e de todo o cristão.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário