Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Música, cine, Gaudí y Russell Crowe: mais de 600 ofertas culturais na JMJ do Rio

45 exposições, 158 bandas musicais...

Concerto DNJ, uma das actividades musicais pré-JMJ no Brasil
Actualizado 17 de Julho de 2013

ReL

O Festival da Juventude é a marca que agrupa as actividades culturais da JMJ do Rio 2013, um vibrante programa de mais de 600 possibilidades, que procuram aproximar Deus através da beleza. “Diversidade, qualidade e majestosidade: a arte proporciona um encontro com Deus através de um concerto, um quadro, uma exposição, uma película, uma escultura...” afirma Gustavo Ribeiro, gerente dos Actos Culturais.

45 exposições
“As exposições são um maravilhoso veículo de anunciar o Evangelho e de expressar o mais íntimo da alma”, expressa Paloma Lladó, voluntária chegada de Espanha ao Rio há já um ano para responsabilizar-se por esta área.

Há 45 mostras em diferentes espaços. Destaca o acesso a mais de 100 obras do Museu do Vaticano e de outros museus importantes de Itália. Conta com pinturas europeias dos séculos XVII a XVIII. Outras exposições são:
  • “Motociclistas pela vida”
  • “Antonio Gaudí - Os dias da Criação”
  • “O Corcovado: O redentor e uma Oração”
  • “Oratórios Brasileiros - Objectos de Arte e Fé”
  • “Os Santos Populares Paulistas em visita a Niterói”
  • “Surf, juventude e vida” e muitas mais.
362 apresentações de música
“A música é um instrumento para que os jovens se encontrem com Jesus Cristo e a Igreja”, assegura Gabriela Viana, voluntária brasileira responsável da área. Na JMJ Rio 2013 encontraremos 19 espaços, com 158 bandas e 362 apresentações, grandes Festivais que tem lugar no Brasil como “Halleluya”, que será na Lapa, ou “Halleu” e “PHN” com símbolos da JMJ. Nas diferentes sub-sedes actuarão grupos de países tão díspares como Uganda, Emirados Árabes Unidos, Jamaica, Costa Rica, Malawi, Argentina, EUA ou Alemanha.

Visitar igrejas e rotas
Caminhadas, itinerários de fé e pontos turísticos concentram visitas mediadas em 34 Igrejas; caminhadas com os Escuteiros; espaços com programação especial no Corcovado e o Pão de Açúcar. Paula Andrea García García, voluntária colombiana responsável da área indica-nos que “Queremos descobrir os tesouros da cidade do Rio que nos falam daquilo que é mais belo, o maior... Rio fala-nos constantemente de Deus”.

Artes Cénicas (Teatro + Dança)
Audrey Oliver, voluntária francesa, responsável da área afirma: “As Artes cénicas são um meio fantástico de conectar com os jovens, o teatro, a dança, a música... É uma maneira emotiva de transmitir a fé e dar a conhecer o Evangelho com actuações de grupos de todo o mundo”. Há 59 grupos seleccionados que vão a actuar nas apresentações na grande maioria exclusivamente concebidas para a JMJ do Rio: Brasil, França, Itália, Guatemala, Venezuela, Inglaterra... Mais de 15 nacionalidades serão representadas para enriquecer esse grande encontro.


Cine: pré-estreias e testemunhos
“Existe uma programação interessante para a qual os peregrinos em especial e o público em geral podem desfrutar de películas, encontros, pré-estreias, concertos, cine fóruns, apresentações que os façam aproveitar as mensagens que os comovam e inspirem as suas vidas, o seu caminho de fé e a sua missão de “Ir e fazer discípulos em todas as nações”, afirma Teresa Ekobo, voluntária hispano-guineense, responsável da área com grande experiência pela sua participação na JMJ de Madrid 2011.

São 200 actividades, 150 projecções, 31 espaços, 3 pré-estreias internacionais, 3 concertos de bandas sonoras, 3 encontros especiais CINEMA + FÉ com os actores David Henrie (EUA), o actor mexicano Eduardo Verástegui e o arquitecto que foi sequestrado Bosco Gutiérrez (em quem se inspira a película “Espaço Interior”).

Há além disso 8 apresentações mundiais, dois festivais de curtas-metragens, e a apresentação em exclusivo do trailer de Noah, superprodução com Russel Crowe (sobre a historia da Arca de Noé).

O Festival da Juventude está realizado graças ao trabalho de milhares de voluntários e coordenado por GLP Marketing, responsável da produção.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário