Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

As Juventudes Socialistas pedem perdão aos cristãos pelo vídeo ofensivo «Bendito preservativo»

Da Andaluzia

Dirigentes das juventudes socialistas da Andaluzia
Actualizado 26 de Julho de 2013

ReL

O ex-presidente das Juventudes Socialistas, Juan Carlos Ruiz Fuentes, pede perdão “por se alguém se tiver sentido ofendido”.

O Fiscal – por outro lado - considera o vídeo ofensivo: “Não se pode permitir este tipo de comportamentos num político”.

Quem foi presidente das Juventudes Socialistas em 2010, Juan Carlos Ruiz Fuentes, pediu perdão pelo polémico vídeo “Bendito preservativo”. Fê-lo na audição realizada na manhã desta sexta-feira 26. Antes de contestar as perguntas da acusação pediu perdão “por se alguém tiver podido ofender-se”.

Posteriormente a juiz perguntou-lhe se teria feito o polémico vídeo se soubesse a perturbação causada. “Por suposto que não; eu não pretendia ofender ninguém; se tivesse sabido que ia ofender, não o teria feito; se alguém se sentiu ofendido, peço-lhe desculpas”, reiterou.

Desta maneira trata de escapar do tipo penal que obriga não só a que haja ofensa mas sim a que haja “ânimo de ofender”. Com este argumento o fiscal pede a sua absolvição. Mas aclara que o vídeo é “claramente ofensivo” e acrescenta que “não se pode permitir que os políticos, ainda que seja nas juventudes, tenham este tipo de comportamentos”.

Ruiz Fuentes pede perdão no último minuto e na qualidade de imputado. Porque não o fez desde o princípio da polémica? perguntou-lhe o advogado do Centro Jurídico Tomás Moro (CJTM), Javier Pérez-Roldán. “Ninguém me pediu que o fizesse; si me o tivessem pedido o teria feito porque não estava no meu ânimo ofender”, respondeu.

Apesar da petição de perdão tardia, o CJTM felicita-se de que pela primeira vez alguém que atenta contra os sentimentos religiosos pede perdão por uns factos que resultam claramente ofensivos.

“Com independência do que disse a juiz nós nos damos por satisfeitos; aceitamos o perdão solicitado confiando que não se volta a repetir”, conclui Pérez-Roldán.

Vídeo explicativo:
https://www.youtube.com/watch?v=JF1tHJ1OPNo&feature=youtu.be


in

Sem comentários:

Enviar um comentário