Páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

«Vivo como um monge. Rezo e leio. Estou bem», disse Bento XVI na sua entrevista como emérito

Declarações ao Bild Zeitung

O Papa emérito realizou estas declarações numa entrevista ao diário alemão Bild Zeitung, a primeira desde a sua renúncia ao pontificado.

Actualizado 6 de Junho de 2013

Afp


O papa emérito Bento XVI afirma que está bem, três meses depois da sua histórica renúncia, segundo os extractos de uma entrevista que esta quarta-feira publicou na sua edição digital o diário Bild Zeitung.

"Vivo como um monge. Rezo e leio. Estou bem", disse o Papa emérito alemão, de 86 anos, na primeira entrevista que concede à imprensa, a um jornalista do tablóide alemão, co-autor de um livro sobre a Igreja católica na Alemanha.

Bento XVI (Joseph Ratzinger), que sucedeu em Abril de 2005 o papa João Paulo II, renunciou no passado dia 28 de Fevereiro por não ter "mais as forças" para dirigir a Igreja católica, uma novidade em sete séculos.

O Papa emérito, que falou desde o antigo mosteiro do Vaticano, onde voltou no início de Maio, também negou os rumores segundo os quais se alimentaria pouco, disse o diário.

Depois da sua renúncia, Bento XVI, e depois de um par de meses na residência de Verão de Castelgandolfo, próximo de Roma, instalou-se em começos de Maio no mosteiro "Mater Ecclesiae" do Vaticano.

Este mosteiro, que foi restaurado, encontra-se na colina do Vaticano, e está a poucas centenas de metros de onde vive o seu sucessor, o papa Francisco, que o acolheu à sua chegada.

O Vaticano tinha informado do seu retorno precisando que Bento XVI queria pôr-se "ao serviço da Igreja, sobretudo pela oração".

Bento XVI e o papa Francisco, que convivem pela primeira vez na história no Estado mais pequeno do mundo, com uma superfície de 44 hectares, rezaram logo juntos, brevemente, na capela do mosteiro.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário