Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tarragona será o cenário da beatificação do Ano da Fé

13 de Outubro: 500 mártires beatificados na Espanha


Madrid, 18 de Junho de 2013


"Firmes e valentes testemunhas da fé" é o lema da beatificação de mais de 500 mártires do século XX na Espanha. A cerimónia será celebrada no dia 13 de Outubro, na cidade catalã de Tarragona, que conserva a tradição dos primeiros mártires espanhóis: no seu anfiteatro romano, no ano de 259, o bispo São Frutuoso e seus diáconos Santo Eulógio e Santo Augúrio deram a vida por Cristo. Santo Agostinho se refere com admiração ao martírio deles.

A conferência episcopal da Espanha acolheu o pedido do arcebispo de Tarragona para que a beatificação do numeroso grupo de mártires de toda a Espanha, prevista quase como um encerramento do Ano da Fé, aconteça em Tarragona. Segundo o site oficial da beatificação, “a cidade volta a ser, no século XX, uma Igreja preclara pelo sangue dos seus mártires”.

Até agora, são 1001 beatos mártires do século XX na Espanha, 11 deles já canonizados. Durante o pontificado de João Paulo II, foram beatificados 471 mártires; no de Bento XVI, 530.

A mensagem da CEE por ocasião desta beatificação recorda que "foram milhares as pessoas que deram esse testemunho supremo de fidelidade. A Igreja reconhece agora, solenemente, este novo grupo como mártires de Cristo. De acordo com o lema desta festa, eles foram ‘firmes e valentes testemunhas da fé’, que nos estimulam com o seu exemplo e nos ajudam com a sua intercessão. Convidamos os católicos e as comunidades eclesiais a participar neste grande acontecimento da graça com a sua presença em Tarragona, se lhes for possível, e, em todo caso, a se unirem espiritualmente à sua preparação e celebração".

Na carta apostólica Porta Fidei, Bento XVI afirma que "os mártires, pela fé, entregaram a vida como testemunho da verdade do Evangelho, que os tinha transformado e tornado capazes de realizar o maior dom do amor, perdoando os seus perseguidores".

Nesta quarta-feira, 19 de Junho, acontece uma entrevista colectiva para divulgar detalhes sobre a beatificação do Ano da Fé. Participarão o arcebispo de Tarragona, dom Jaume Pujol Balcells, e o bispo auxiliar de Madrid e secretário geral da Conferência Episcopal Espanhola, dom Juan Antonio Martínez Camino, SJ.


Entre outras questões, será apresentado na entrevista o site www.beatificacion2013.com, que traz uma série de vídeos informativos dedicados a diversos aspectos relacionados com a beatificação. O site informa também a programação do evento e as biografias de alguns dos mártires que serão canonizados.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário