Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Matt Maher, o cantor de rock católico que triunfa também entre o público protestante

No alto da música cristã


Actualizado 3 de Junho de 2013

P. J. G./ReL

Durante décadas, os católicos escutaram rock ou pop cristão, o género de "louvor e adoração" ("praise and worship") composto e interpretado por protestantes, com o grupo australiano Hillsong como nome mais difundido, ou em espanhol as de autores evangélicos como Jesús Adrián Romero, Marcos Witt ou o grupo Comisión.

No geral, os católicos, em inglês ou em espanhol, tendem a utilizar canções de origem evangélica, especialmente as de letras mais bíblicas. Deram-se casos especiais como o de John Michael Talbot (www.johnmichaeltalbot.com), que é católico e franciscano secular desde 1978, quando tinha 24 anos, mas a quem muitos evangélicos escutam e cantam sem saber que é católico, recordando as suas primeiras origens no "Jesus movement" dos anos 70 nos EUA.


A novidade agora é o caso de Matt Maher, de 38 anos, católico, com 6 discos publicados em 12 anos de carreira, e de grande êxito entre os protestantes. É um caso até agora único de músico católico que circula nos âmbitos da música evangélica.

No número de Maio de 2013 da revista "Charisma Magazine", que vende uns 600.000 exemplares entre pentecostais e protestantes de estilo carismático nos EUA, assinalavam o seu "atractivo" entre o público evangélico com um artigo completo.

Esteve no top das listas de música cristã nos EUA (o seu álbum de 2009 "Alive Again" foi o número 6 no Top Christian Albums) e foi co nomeado para dois prémios Grammy por canções co-escritas com o protestante Chris Tomlin.

Afastado da fé na adolescência
Maher nasceu numa família católica de Terranova (Canadá). No instituto deixou de ir à missa, e afastou-se da fé. Quando tinha 20 anos, residindo em Phoenix, Arizona, um primo convidou-o para um grupo paroquial de oração juvenil: era um grupo da Renovação Carismática que mudou a sua vida. Era gente da sua idade, que cantava e louvava a Deus com força e entusiasmo, que falava sem vergonha do seu amor de Deus. Assim retornou à Igreja e aos sacramentos.


Maher está casado com Kristin, que é metodista. Educam o seu filho de 20 meses como católico. A sua banda de música está composta quase na sua totalidade por evangélicos.

Desejo de unidade cristã
Matt Maher comenta que "os braços de São Pedro abraçam todos" e que a visão católica da vida é ampla e abarca todo o mundo. E que sente um grande desejo de união dos cristãos: "os cristãos de distintas denominações estão aprendendo a entender-se uns aos outros; isso significa que nas nossas canções, de facto, escrevemos sobre mistérios que não entendemos plenamente".


in

Sem comentários:

Enviar um comentário