Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fé e esperança: o remédio da Igreja para a "crise" do homem

Começaram na tarde de hoje os trabalhos da 41ª Reunião dos Secretários Gerais das Conferências Episcopais da Europa.


Roma, 27 de Junho de 2013


Começaram na tarde de hoje os trabalhos da 41ª Reunião dos Secretários Gerais das Conferências Episcopais da Europa. O encontro acontece em Varsóvia, Polónia, a convite do presidente da conferência episcopal polaca e vice-presidente da CCEE, dom Józef Michalik, e será uma oportunidade para se compartilharem ideias sobre o estado actual do continente europeu e sobre o anúncio cristão no Ano da Fé.

Nos quatro dias de trabalho, os secretários focarão na missão da Igreja à luz da exortação apostólica pós-sinodal Ecclesia in Europa (28 de Junho de 2003).

Até domingo, 30 de Junho, no centro da Caritas Polónia, os secretários de 33 conferências episcopais europeias tentarão destacar as luzes e sombras da crise que o continente vem atravessando e que desafia a Igreja na sua missão de anunciar o Evangelho.

"É uma questão de mostrar que Jesus continua sendo, hoje, a fonte de esperança para o homem e para a Europa, como o beato João Paulo II escreveu na Ecclesia in Europa", diz dom Duarte da Cunha, secretário geral da CCEE. E continua: "Muitas pessoas pensam que podem viver sem fé. Isto é o que a nossa cultura secular quer nos fazer pensar. Mas ninguém acha possível viver sem esperança! É quase impossível imaginar um mundo, uma vida, sem esperança. A proclamação da fé em Jesus Cristo, que está no coração da nova evangelização, é também uma oferta de esperança para o mundo. A fé e a esperança estão intimamente ligadas. O homem é chamado a escolher em quem colocar a sua esperança: numa abordagem tecnicista e jurídica da economia, que nunca consegue originar uma sociedade humana viva? Ou no paradoxo do amor gratuito, que é um dom da esperança colocada em Jesus e que derruba os egoísmos nacionais e pessoais, que acolhe o outro como amigo e não como concorrente, e que dá valor a toda forma de vida? Com as suas muitas actividades, verdadeiros sinais de esperança, a Igreja na Europa procura tornar visível a presença de Jesus e mostrar como, ainda hoje, nós podemos encontrá-lo".

Entre os participantes, estarão também o secretário da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC), pe. Raymond O'Toole, e o secretário da Assembleia dos Bispos Católicos da Terra Santa, pe. Pietro Felet. Ambos os convidados actualizarão os participantes sobre a situação dos cristãos nas suas respectivas áreas geográficas.

O encontro terminará neste domingo, 30 de Junho, com uma missa celebrada junto à comunidade local na catedral da capital polaca, presidida pelo núncio apostólico, dom Celestino Migliore.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário