Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dom Battista Ricca é nomeado novo prelado do Instituto para as Obras de Religião

Com esta nomeação e a de Ernst von Freyberg para a presidência, a comissão de cardeais preenche os dois cargos mais importantes do instituto que tinham ficado vacantes


Roma, 17 de Junho de 2013


Dom Battista Mario Salvatore Ricca é o novo prelado do Instituto para as Obras de Religião, o IOR, conhecido como o Banco Vaticano. Ricca foi nomeado ad interim, com efeito imediato, pela comissão cardinalícia de supervisão do instituto, com a aprovação do papa Francisco.

Como prelado do IOR, Ricca actuará como secretário das reuniões da comissão de cardeais e auxiliará nos encontros do Conselho de Superintendência, de acordo com os Estatutos do Instituto.

Dom Battista Ricca, nascido em 1956 em Offlaga, na província italiana de Brescia, faz parte do serviço diplomático que actua na Primeira Secção da Secretaria de Estado e é director da Domus Sanctae Marthae, da Domus Internationalis Paulus VI, da Domus Romana Sacerdotalis e da Casa San Benedetto.

O prelado anterior era dom Piero Pioppo, actualmente núncio pontifício para Camarões e Guiné Equatorial. Ele ocupou o cargo no IOR entre 2006 e 2011. Com a nomeação de Ernst von Freyberg como presidente e de dom Battista Ricca como prelado, a comissão de cardeais preenche os dois importantes cargos previstos pelos estatutos do IOR que estavam vacantes.



in

1 comentário:

  1. Certamente o Papa devia saber da situação de Ricca no Uruguay.....porque o nomeu mesmo assim.Não se entende

    ResponderEliminar