Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

O poder na Igreja consiste em servir

Homilia do Santo Padre Francisco na missa diária celebrada na capela da Casa Santa Marta


Cidade do Vaticano, 21 de Maio de 2013


Para um cristão, progredir significa rebaixar-se, a exemplo de Jesus. É o que o papa Francisco destacou na missa desta manhã na Casa Santa Marta. O papa também reiterou que o verdadeiro poder está em servir e que não deve existir a luta pelo poder na Igreja.

Na missa, concelebrada pelo director de programação da Rádio Vaticano, pe. Andrzej Koprowski, SJ, participou um grupo de funcionários da emissora e outro grupo do Gabinete vaticano de Peregrinos e Turistas.

Também estavam presentes o diretor da revista Civiltà Cattolica, pe. Antonio Spadaro, SJ, e Maria Voce e Giancarlo Faletti, presidente e vice-presidente do movimento dos Focolares. As informações são da Rádio Vaticano.

O poder do serviço
Jesus está falando da sua paixão, mas os discípulos começam a discutir sobre quem é o melhor entre eles. Este é o amargo episódio narrado pelo evangelho de hoje, que ofereceu a oportunidade ao papa de propor uma meditação sobre o poder e o serviço. "A luta pelo poder na Igreja não é coisa dos nossos dias", disse ele. “Ela começou ainda no tempo de Jesus”.

Francisco destacou também que, "na perspectiva evangélica de Jesus, a luta pelo poder na Igreja não deve existir", porque o poder real, aquele que o Senhor "nos ensinou com o exemplo", é "o poder do serviço".

"O verdadeiro poder é o serviço. Ele não veio para ser servido, mas para servir, e o serviço dele foi o serviço da cruz. Jesus se humilhou até a morte e morte de cruz por nós, para nos servir, para nos salvar. E não existe outro jeito na Igreja de irmos para frente”.

Rebaixar-se para progredir
“Para o cristão, ir para frente, progredir, significa rebaixar-se. Se não aprendermos esta regra cristã, nunca seremos capazes de entender a verdadeira mensagem de Jesus sobre o poder”.

Progredir, agregou o papa, significa "estar sempre a serviço". Na Igreja, "o maior é aquele que serve, aquele que está mais a serviço dos outros". Esta “é a regra”. E, no entanto, desde o princípio até agora, tem havido "lutas pelo poder na Igreja", inclusive "na nossa forma de falar".

Porque "quando uma pessoa recebe um cargo, que, aos olhos do mundo, é um cargo superior, as outras pessoas dizem: 'Ah, essa mulher subiu de cargo para presidente daquela associação, ou esse homem foi promovido'... Este verbo, promover, é, sim, um belo verbo, e ele deve ser usado na Igreja. Sim, ele subiu à cruz, foi promovido à humilhação. Esta é a verdadeira promoção, aquela que nos ‘assemelha’ mais a Jesus!".

O papa recordou que Santo Inácio de Loyola, nos exercícios espirituais, pedia ao Senhor Crucificado "a graça da humilhação". Este, reiterou Francisco, é "o verdadeiro poder do serviço da Igreja". Este é o verdadeiro caminho de Jesus, a verdadeira promoção.

"O caminho do Senhor é o seu serviço. Ele fez o seu serviço, nós também temos que ir atrás dele pelo caminho do serviço. Este é o verdadeiro poder na Igreja. Eu gostaria de orar hoje por todos nós, para que Nosso Senhor nos dê a graça de compreender que o verdadeiro poder na Igreja é o serviço. E também para compreender aquela regra de ouro que Ele nos ensinou com o exemplo: para um cristão, progredir, avançar, significa rebaixar-se, abaixar-se... Peçamos esta graça".



in

Sem comentários:

Enviar um comentário