Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Centenário das Aparições de Fátima

Adesão ao Curso sobre a Mensagem de Fátima ultrapassou as expectativas e não são possíveis mais inscrições


Fátima, 19 de Maio de 2013


Anunciado a 12 de Maio, o Curso sobre a Mensagem de Fátima teve uma adesão acima das expectativas, não sendo possível aceitar mais inscrições. O Santuário estuda possibilidade de realização de segunda edição em Outubro.

A iniciativa, agendada para 7 a 9 de Junho, na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, no Santuário, insere-se no conjunto de actividades propostas como preparatórias da vivência do Centenário das Aparições, em 2017.

Pretende-se com este curso aprofundar os diversos aspectos temáticos da mensagem de Fátima e as suas implicações para a vida cristã e, mais concretamente, reler teologicamente a mensagem de Fátima, no contexto mais alargado da mensagem cristã.

A formação estará a cargo da irmã Ângela Coelho, religiosa da congregação Aliança de Santa Maria, membro da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima (COCAF) e Postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto.

As inscrições estavam abertas para um limite de 35 pessoas, mas, atendendo ao elevado número de inscrições, o Santuário de Fátima alargou a turma para um máximo de 72 formandos. Por motivos logísticos e também de ordem pedagógica, não é possível a inscrição de novos alunos.

Dado o interesse demonstrado, o Santuário de Fátima estuda a possibilidade de repetir a formação, eventualmente em Outubro próximo, em data ainda a definir.

O tempo de formação iniciará na noite de sexta-feira, 7 de Junho, e dividir-se-á em momentos de aulas e outros de celebração e oração.

O curso visa, nas palavras da Irmã Ângela Coelho, “expor os elementos fundamentais das aparições da Cova da Iria, fazer uma sistematização dos conteúdos temáticos e enquadrar teologicamente os diversos aspectos destas aparições”.

Assim, os conteúdos a abordar repartem-se por dez temáticas, a saber: enquadramento teológico das aparições: significado das mariofanias; relevância e significado permanente de Fátima; acontecimentos e protagonistas de Fátima; centralidade de Deus e convite à adoração; o rosto trinitário de Deus na Mensagem de Fátima; a adoração eucarística como convite a uma atitude oblativa; Maria como figura intercessora e a oração do Rosário; Maria como expressão da presença materna de Deus; o Coração Imaculado de Maria como expressão da compaixão de Deus pelo mundo; a pedagogia do Segredo: do medo à esperança; a reparação como convite a participar na acção salvadora de Deus; a consagração como entrega e acolhimento e, finalmente, biografia e perfil espiritual dos Videntes de Fátima.

“Será levado a cabo um aprofundamento da Mensagem de Fátima e uma reflexão sobre algumas das suas implicações para a vida cristã”, acrescenta a religiosa.

(Fonte: Santuário de Fátima) 

O programa está disponível no site www.fatima.pt



in

Sem comentários:

Enviar um comentário