Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

A oração do Papa pelas vítimas do tornado de Oklahoma City

Telegrama, Santa Marta e Twitter: por três vezes o Pontífice expressou hoje a sua proximidade com os mortos e os desaparecidos por causa da tragédia que destruiu 7 mil moradias nos Estados Unidos


Roma, 22 de Maio de 2013


Proximidade e oração. Assim o Papa Francisco exprime as suas condolências pelas vítimas do terrível tornado que atingiu ontem Oklahoma City, nos Estados Unidos. Hoje, pelo menos três vezes o Santo Padre voltou seus pensamentos para as vítimas da tragédia. Em primeiro lugar, esta manhã na Missa na Casa Santa Marta, onde durante a celebração disse: "Rezemos pelas vítimas e os desaparecidos, especialmente as crianças, afectadas pelo violento tornado que atingiu Oklahoma City ontem. Ouvi-nos, ó Senhor!"

Depois lançou um tweet em Inglês e Espanhol, onde lemos: "Estou perto das famílias de todos aqueles que morreram no tornado em Oklahoma, especialmente por aqueles que perderam crianças. Juntem-se a mim em oração para rezar por eles”. Por último, o Papa convidou, por meio do cardeal Secretário de Estado Tarcisio Bertone, um telegrama a mons. Paul S. Coakley, arcebispo de Oklahoma City, no qual pede para "transmitir a toda a comunidade a certeza da sua solidariedade e proximidade na oração."

"Consciente da trágica perda de vidas humanas e da imensidão do trabalho de reconstrução que nos espera – continua a mensagem - o Papa pede a Deus Todo-Poderoso para conceder o descanso eterno aos que partiram, a consolação aos aflitos, e a força e esperança para os desabrigados e feridos”. Em particular, Papa Francisco “encomenda ao Pai das misericórdias as muitas crianças vítimas e as suas famílias enlutadas”  e invoca para os “líderes civis e religiosos locais, e todos os envolvidos nas operações de resgate, os dons do Ressuscitado de consolo, força e perseverança".

Actualmente os mortos por causa do que o presidente Obama chamou de "o tornado mais destrutivo da história" são 24, dos quais sete crianças. O triste balanço foi entregue pelas autoridades sanitárias que até agora falavam de 91 vítimas, dos quais 20 crianças mortas pelos escombros de uma escola primária. Parece que algumas das vítimas foram contadas duas vezes.

No entanto já são centenas as pessoas tiradas vivas dos escombros em Moore, subúrbio a sul de Oklahoma City destruído pelo tornado que, com uma circunferência de mais de três quilómetros e ventos de até 300 Km por hora, varreu uma área por cerca de 40 minutos. São mais de 7000 as casas neste momento sem electricidade, e também um hospital e um pedaço da rodovia sofreram graves danos. As equipes de resgate continuam as buscas entre os edifícios que desabaram, mas a área está tão devastada que é difícil identificar as ruas.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário