Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Presidência do CELAM encontra o papa latino-americano

Encontro com Francisco precede a 34ª Assembleia Ordinária no Panamá, em Maio


Roma,


Começou nesta quarta-feira a visita anual da Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) ao Vaticano.

Hoje, quinta-feira, o papa Francisco receberá o grupo da presidência. “Será um reencontro entre amigos, agora marcado pelo fato inédito de termos o primeiro papa que procede da América Latina. Esta novidade não só enche a Igreja de Deus na América Latina de alegria e de saudável e legítimo orgulho, mas também aumenta a sua responsabilidade católica e missionária”, diz um comunicado da instituição, veiculado pela Rádio Vaticano.

A presidência do CELAM é integrada pelo presidente, dom Carlos Aguiar Retes, arcebispo de Tlalnepantla (México); pelos dois vice-presidentes, cardeal Rubén Salazar Gomez, arcebispo de Bogotá (Colômbia) e dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS, Brasil); pelo secretário geral, dom Santiago Silva Retamales, bispo auxiliar de Valparaíso (Chile); pelo presidente do Comité Económico, dom Carlos Collazzi Irazabal, bispo de Mercedes (Uruguai), e pelo padre Leónidas Ortiz Losada, da Colômbia, secretário geral adjunto. As informações são do site do conselho.

A finalidade da visita é informar a Santa Sé sobre os programas que o CELAM realiza a serviço dos episcopados da América Latina, além de compartilhar orientações e preocupações a respeito do caminho da Igreja na região. Para isso, entraram na agenda encontros na Secretaria de Estado, na Pontifícia Comissão para a América Latina, na Congregação para a Doutrina da Fé, na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, entre outros.

A visita da presidência do CELAM ganha importância maior por preceder a XXXIV Assembleia Ordinária do organismo, a realizar-se na Cidade do Panamá de 14 a 17 de Maio.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário