Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

O Papa Francisco e os estereótipos laicistas: não se surpreenda se esta lua-de-mel durar pouco

Análise de Michael Coren no Catholic World Report

Impossível de entender para muitos, lógico para outros: não há contradição entre o conservadorismo moral e a preocupação pelos mais pobres.

Actualizado 19 de Março de 2013

Sara Martín / ReL


«A igreja Católica não olha nunca à direita ou à esquerda, mas para Cima. Por outras palavras, a Igreja não é um veículo do conservadorismo ou do liberalismo, do capitalismo ou do socialismo, mas sim um veículo do catolicismo. Qualquer que pense ou creia outra coisa interpretou mal com toda a segurança o ensinamento e o propósito da instituição que nos deixou Jesus Cristo».

Assim começa o brilhante artigo escrito por Michael Coren no periódico digital The Catholic World Report. Tudo por causa da eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio como novo Pontífice, a quem os comentaristas já «tentaram adaptar à sua própria imagem».

O Papa Francisco, amigo dos pobres; o Papa Francisco, defensor do matrimónio; o Papa Francisco, jesuíta; o Papa Francisco, clérigo ortodoxo; o Papa Francisco, crítico da globalização desenfreada; o Papa Francisco, defensor do não nascido. E assim, uma etiqueta atrás da outra. Mas quem é ele realmente?

«Um paradoxo Chestertonian»
Como disse o autor do artigo, o Papa Francisco não é alguma delas, mas sim todas elas. «E esta é a autêntica quinta-essência da fé: uma dualidade gloriosa, uma combinação impoluta, um paradoxo Chestertonian de verdades simultâneas. É um conceito difícil para os que salpicam na lamacenta piscina das políticas banais, mas óbvio para os seguidores de Cristo».

Impossível de entender para muitos, lógico para outros: não há nenhuma contradição entre o conservadorismo moral e a preocupação pelos mais pobres. Os católicos não o vêem como o segundo como uma contradição do primeiro, mas sim como uma consequência lógica. A fé levada às obras.


«E em nenhum sítio melhor apresentado que na brilhante justaposição da imagem do Papa Francisco na Argentina lavando e beijando os pés de um homem moribundo pela SIDA, mas também opondo-se com força aos intentos do Governo por permitir o matrimónio homossexual e a adopção por parte dos pares do mesmo sexo», confirma o autor.

O Evangelho da adúltera
Consideremos o Evangelho da Jesus e a mulher surpreendida em adultério. Uma das passagens mais citadas e repetidas, «muitas vezes utilizado pelos liberais que querem silenciar os cristãos que oferecem uma opinião em temas morais».

Eles interpretam o que Cristo disse às pessoas que no juiz, que não tenha um ponto de vista. Absurdo, por suposto, porque Ele opina em numerosas ocasiões.

«Não, a história na realidade vai sobre hipocrisia e o julgamento até os demais». A multidão está decidindo se Jesus é um legalista ou um reformador. Que é? Nenhuma das duas coisas. Ele expõe os autênticos motivos daqueles que pretendem apedrejá-la, mas depois diz à mulher que está perdoada, mas que não deve voltar a comportar-se igual.

«Tu és amado, agora estás limpo, mas por outro lado tens que tentar ser melhor, viver uma vida melhorada. Este é o coração do sacramento da Confissão, e a chave para entender completamente o nosso novo Papa».

A furibunda reacção dos meios
Mas o mundo rara vez tenta ser compreensivo. Primeiro julga, e depois, às vezes, rectifica. De facto, a lua-de-mel durou pouco: apenas um par de horas depois da eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio, o diário britânico The Guardian publicou uma reportagem na qual assegurava que o prelado argentino, longe de ser um amigo dos pobres, tinha apoiado o fascismo durante a ditadura argentina e tinha permitido o sequestro de vários sacerdotes jesuítas, entre outras coisas.

Depois do tablóide britânico foram o New York Times e o Washington Post. E depois deles, o resto dos grandes meios de comunicação de todos os países. Já tinham encontrado o que procuravam.

Por sorte, O Vaticano deu uma resposta clara e contundente: «“A campanha contra Jorge Mario Bergoglio é bem conhecida e remonta já a diversos anos. [...] O cariz anticlerical desta campanha e de outras acusações contra Bergoglio é notório e evidente». Depois, passa a desmentir todas e cada uma das acusações que The Guardian tinha realizado contra o novo Papa.

«Para compreender a total hipocrisia», argumenta Coren, «é necessário recordar que quando Margaret Thatcher como Primeiro-Ministro conduziu a Grã-Bretanha contra a junta do General Galtieri na Argentina, foram os jornalistas de esquerda que agora atacam o Papa (por estar supostamente a favor da ditadura) os mesmos que então condenaram Thatcher por defender as Falklands contra as tropas fascistas».

«Ainda assim» conclui o jornalista, «não assuma que este é o último ataque. Bento XVI era alemão assim que, de acordo com a imprensa, tinha que ser nazi; o Papa Francisco é argentino assim que, de acordo com esta mesma imprensa, teria que ser partidário do autoritarismo. Sem lugar a dúvidas, os receosos de sempre encontrarão novas pedras que atirar contra o Papa e a Igreja. Quanto mais êxito tenha o Papa, mais atacado será. Noutras palavras: dizer a verdade tem consequências».


in

Sem comentários:

Enviar um comentário