Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Dez regras para perder a fé


(testemunho de um ateu convertido ao Catolicismo)

1. Admite que a Igreja está acabada: escuta aqueles que atacam a fé sem estar seguro de que a tua fé é bastante sólida para segurá-la. Assim poderás começar a sentir-te isolado, a zangar-te e sentir-te longe de uma fé que um dia te pareceu bonita, e a assumir que a maioria dos católicos de hoje estão completamente fora de jogo.

2. Sê o mais escrupuloso possível: perante a imponente realidade da Presença Real e da Santa Comunhão, em vez de fazer um bom exame de consciência e confessar-te, se queres chegar a um estado de loucura como o de Nietzsche olha com uma lupa cada uma das tuas acções e considera que todos os pecados são mortais. Vive atemorizado. Garanto-te que a tua fé arderá nessas chamas.

3. Esquece-te da Misericórdia, centra-te na Justiça: tens que chegar à conclusão de que Deus não é misericordioso, de que se lhe faz água na boca ante a ideia de ver-te gritar no inferno. Com isso, não somente matarás a tua fé e o teu amor a Deus, mas sim chegarás facilmente ao mundo oposto dos anticristãos. 

4. Centra-te na vida espiritual de todo o mundo, salvo na tua: disseca a dos demais, mas tu não trabalhes na tua própria salvação com temor e tremor. 

5. Não mantenhas conversas inteligentes sobre religião: sobretudo, discute muito. Cada vez que alguém desafie a tua fé de alguma maneira, começa a deitar fumo pelas orelhas, ignora o que está dizendo o teu adversário e frustra-te todo o possível.

6. Faz o mínimo dos mínimos que se te exija, converte-te num católico vago. Começa por ir à missa só aos domingos, logo procura saltar alguma, e antes que te dês conta estarás indo somente no Natal e Páscoa.

7. Ignora a tua fé: o melhor para abandoná-la é não tê-la conhecido nunca. Não leias as Escrituras, nem aos Santos Padres, não leias livros de teologia nem estudes história. Assim, quando alguém te colocar dúvidas ou ataque a fé, cederás imediatamente. 

8. Procura não comungar com frequência, porque isso seria o que mais poderia ajudar a tua vida cristã. Se realmente queres crescer débil, procura não comungar, porque se não, cada vez que o faças te sentirás limpo e rejuvenescido. 

9. Assusta-te cada vez que vejas um desafio contra a fé: mente, esconde-te, foge. Isto é fundamental: cada vez que alguém objecte a tua fé, dá meia volta e corre. Ou ainda melhor, desculpa-te e envergonha-te. Isto te fará sentir-te falso na tua fé, desleal, indigno de comungar, cobarde. Se realmente queres perder a fé, aconselho-te vivamente que te acobardes ante ela. 

10. Acima de tudo: não rezes nunca! Não rezar afasta-te da conversa com Deus. Se na verdade desejas matar a tua fé, esta é a via. A oração é a água que mantém viva a árvore: recusa a água, e verás como se seca.


Sem comentários:

Enviar um comentário