Páginas

domingo, 24 de março de 2013

Ateus e âmbitos laicistas continuam difundindo umas palavras machistas que Bergoglio nunca disse

Um boato que só se mantém na internet

«As mulheres são naturalmente ineptas para exercer cargos políticos». Dizem que o disse Bergoglio. Quando, onde? Ah, mistério, ninguém o sabe! É um boato demonstrado mas na internet continua reenviando-se: todo um hoax.

Actualizado 20 de Março de 2013

ReL


«As mulheres são naturalmente ineptas para exercer cargos políticos. A ordem natural e os factos ensinam-nos que o homem é o ser político por excelência. As Escrituras demonstram-nos que a mulher sempre é o apoio do homem pensador e fazedor, mas nada mais que isso».

São palavras atribuídas ao então cardeal Jorge Mario Bergoglio e que já percorreram o mundo — como sempre, graças à Internet — enchendo páginas e foros de comentários de toda a índole. Na sua grande maioria negativos, obviamente.

Sem dúvida, quando e onde disse isso Bergoglio? Que jornais o recolheram?

O certo é que nunca o disse, e nunca o recolheu nenhum jornal. Fontes como Uccronline.it, Ciaolord.wordpress.com e Outono.net rastrearam a origem do boato, agora já um "hoax" (falsidade reenviada na Internet).

A «enésima mentira laicista»
A frase, efectivamente, vem citada, na maioria dos casos, sem fonte. E numa minoria, com a indicação «Buenos Aires, 4 de Junho 2007 (Télam)». Telam é a agência de notícias mais importante da Argentina, e uma busca pormenorizada no seu arquivo/hemeroteca (o mínimo que qualquer jornalista deveria fazer) em referência a estas palavras não revela nenhum resultado positivo. Se se prova a fazer uma que inclua todas as notícias do dia 4 de Junho de 2007... Tampouco.

A única notícia que faz referência à Igreja argentina entre Junho e Agosto de 2007 é uma intitulada «Duras críticas da Igreja argentina ao presidente Kirchner» e que não menciona em nenhum momento as polémicas palavras atribuídas a Bergoglio.

De onde, então, provém esta «enésima mentira laicista», tal e como a qualifica o sítio web Uccronline.it?

Um boato que nasceu em 2007
A mentira nasceu no ano 2007. Recordemos que em Dezembro desse ano Nestor Kirchner decidiu não apresentar-se de novo como candidato à presidência e deixou o sítio à sua esposa, por então senadora. O objectivo? Continuar alimentando o ódio ao católico e, possivelmente, contribuir a causa pró Cristina Kirchner.

A citação saiu literalmente do nada, e aparece citada pela primeira vez em Yahoo Answers por parte de um utilizador cujo nickname é Bumper Crop e que, obviamente, não traz nenhum link.

Curiosamente este utilizador inscreveu-se no famoso fórum uns dias antes (exactamente em 27 de Maio de 2007). Até o dia da eleição do Papa Francisco esta tinha sido a única referência em toda a Internet, o que faz duvidar claramente da sua fiabilidade, posto que, de haver realizado umas declarações assim de misóginas, todos os meios de comunicação argentinos as teriam publicado e comentado extensamente. Um dia depois, a frase correu por todo o mundo cibernético e se replicou em centenas de sítios web de ultra-esquerda.

Mentira, que algo é
O primeiro a fazer eco, na mesma noite da eleição de Jorge Mario Bergoglio, é a página de Facebook da Unión Mexicana Atea que desenhou um banner publicitário ex profeso com as supostas palavras do novo Papa para os seus 18.000 seguidores. Em poucas horas o banner se havia partilhado 11.000 vezes. Depois veio o periódico El País de Costa Rica que, sem contrastar a fonte, publicou a notícia.

Dez dias depois da eleição do Papa, e apesar dos desmentidos e artigos argumentados como este que está lendo, o Facebook da Unión Mexicana Atea mantém o banner, não o justifica de nenhuma maneira e a falsa frase se reenviou 21.000 vezes pelo Facebook.



Mas não foram os únicos: também Twitter se encheu em poucas horas de comentários às palavras atribuídas ao cardeal Bergoglio em 2007. Uma simples busca no Twitter apresenta já vários resultados de re-twitts da mesma frase. Sem fonte, claro.

Um dos principais difusores da mentira sem contrastar? O Área de la Mujer de Izquierda Unida. De novo, obviamente, sem contrastar fonte.

E enquanto, nos meios de comunicação...
Em Itália só um meio de comunicação nacional reproduziu a notícia porque, logicamente, foi impossível contrastá-la. O único que a citou para desmenti-la foi o Avvenire.

Em Espanha, o diário El Economista publicou também o desmentido. Mas, como sempre, a verdade sempre encontra uma difusão mais lenta e pausada que a mentira.

Fuentes: Uccroonline.it, Ciaolord.wordpress.com e Outono.net


in

1 comentário:

  1. é necessário promover a informação e desmontar a desinformação pois há muitas pessoas que ficam "apanhadas" com este tipo de mentiras. Há hoje na net e em particular no facebook uma campanha real contra a Igreja Católica que inclui videos montados macaqueando figuras da Igreja. As acusações chegam ao ridículo de mostrar uma criança como se fosse um "demónio" ao lado do Papa, montagens quase perfeitas de "visitas" do Papa e de cardeais que teriam recusado cumprimentar o Sumo Pontifice, etc etc. Temos de estar atentos e firmes em nome daquilo que queremos: espalhar a Boa Nova e promover a dignidade humana.

    Ass Gabriel Coelho

    ResponderEliminar