Páginas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Jennifer e Christina deixaram o basquetebol profissional para ser missionárias

Jogaram na NBA feminina

Depois de rolar como estrelas das suas equipas por vários países europeus, consagraram-se a evangelizar o mundo do desporto.

Actualizado 15 Fevereiro 2013

C.L. / ReL


Jennifer Risper e Christina Wirth conheceram-se em 2005 quando coincidiram como companheiras de habitação na Vanderbilt University de Nashville (Tennessee, Estados Unidos), em cuja equipa de basquetebol começaram a jogar logo que chegaram ao campus.

Em 2009 foram escolhidas no draft da WNBA, a liga de basquetebol profissional feminino, e Christina ajudou a sua equipa, Indiana Fever, a alcançar a final do campeonato, que perderam depois cinco intensas partidas.

Já convertidas em amigas, decidiram dar um salto à Europa e, seguindo a rota de muitos jogadores de basquetebol, converter-se em estrelas nas competições do velho continente. Juntas jogaram por equipas da Eslováquia, Portugal e, agora, Roménia. Que é de onde fizeram uma nova e radical opção, e também juntas: converter-se em missionárias católicas.

A evangelização do desporto

Será no mês de Maio, quando acabar a temporada. "Compreendi que Deus queria utilizar-me como instrumento através do desporto. Tive êxito pela graça de Deus, e perguntei-me se seria capaz de influir sobre outros desportistas. E pensei que realmente posso, e quero", explica Jennifer à Varsity Catholic, a instituição com a qual colaborarão, e que se dedica precisamente a essa missão, evangelizar o mundo do desporto.

A partir do próximo Outono, incorporar-se-ão na equipa de doze missionários a tempo completo que manda Focus (The Fellowship of Catholic University Students, Irmandade de Estudantes Universitários Católicos), organização na qual está integrada Varsity Catholic. Focus tem presença em 74 campus dos Estados Unidos, dos quais 12 os cobre Varsity Catholic, criada em 2007.

"É uma oportunidade realmente especial e importante levar a fé católica às pessoas, e em particular aos desportistas", disse Christina.

Ela e Jennifer serão as primeiras desportistas profissionais que tomarão parte neste peculiar apostolado: "A forma em que a nossa cultura olha os desportistas cria uma grande pressão e expectativa, mas também uma plataforma que pode ser utilizada para difundir o Evangelho", afirma Christina antes de acrescentar que "é importante influir na vida dos desportistas para que cresçam pessoalmente, mas também para mostrar-lhes a grande oportunidade que tem de levar outras pessoas a Cristo".

Juntas para ajudar-se
Ambas as jogadoras fizeram juntas esse percurso de aprofundação. "Às vezes és a única cristã da equipa. Em Vanderbilt havia outras, mas foi magnífico que uma delas fosse a minha companheira de habitação. Ajudámo-nos uma à outra a levar uma vida melhor, inclusive nas coisas pequenas", disse Jennifer, quem explica que Christina o ajudou a redescobrir a sua fé católica, que levava anos questionando até ao ponto de considerar-se "cristã sem denominação".

E Christina acrescenta: "Estes dois últimos anos foram uma viagem maravilhosa juntas para crescer na nossa fé católica e em santidade. O melhor é que Deus me deu a graça de abrir os meus olhos ao que Ele queria de mim, e que teve a minha melhor amiga para animar-me a fazê-lo".

"A nossa vida não é tão glamorosa como a gente crê", prossegue: "A nossa cultura idolatra aos desportistas, mas ao finalizar o dia queres ter algo que seja eterno. Estamos feitos para algo muito maior que a fama ou o poder, e compreendê-lo fez-me dizê-lo a Deus: Tu sabes o que é melhor para mim, assim que eu o quero também".

Temores desejados
"Será um período maravilhoso para crescer junto a Cristo e discernir a minha vocação de maneira mais profunda", disse Jennifer pensando no seu futuro imediato.

Estão "nervosas" mas felizes, o transmitem a Katy Zweifel, que realiza a reportagem, e não confiam nas suas forças mas sim em Deus: "Os meus temores aliviam-se com a oração, e Deus recorda-me que Ele é glorificado na minha debilidade. Digo-lhe que faço isto porque creio que é o que Ele me chamou a fazer, e que estou disposta. Assim que irei, e quando vá aos campus... Pedirei a Deus que esteja comigo". Assinado: Jennifer e Christina, jogadoras de basquetebol. Duas valentes.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário