Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A paróquia episcopaliana de St Timothy decide por maioria absoluta fazer-se católica

E vão cinco grupos em Baltimore-Maryland

Entraram no Ordinariato anglocatólico da Cátedra de São Pedro, que conta já com 36 comunidades nos EUA e no Canadá.

Actualizado 22 Fevereiro 2013

P. J. G./ReL


A paróquia episcopaliana (anglicanos dos EUA) de St Timothy, em Catonsville, Maryland, votou por maioria absoluta ingressar na Igreja Católica através do ordinariato anglocatólico da Cátedra de São Pedro, criado em Janeiro de 2012 e que pastoreia já 36 comunidades católicas de origem anglicano nos Estados Unidos e Canadá.

Trata-se da quinta comunidade de origem anglicano que dá este passo na zona de Baltimore-Maryland: em 2012 fizeram-no a paróquia de Christ the King em Towson; a sua filial Sacred Heart of Jesus em Mount Airy; a paróquia de Mount Calvary em Baltimore, e em 2009 se adiantou já, em bloco, o convento de religiosas anglicanas de All Saints Sisters of the Poor, da mesma cidade de Catonsville.

76% dos votantes a favor
As comunidades anglicanas e episcopalianas costumam ser muito pequenas para o conceito católico de paróquia comum em Espanha ou América Latina. Neste caso, trata-se de uma comunidade de 100 paroquianos, 55 com direito a voto, dos quais 76% (especifica uma nota do ordinariato) votou a favor de entrar no Ordinariato.

Sucedeu no dia anterior à renúncia de Bento XVI, domingo, e não se anunciou até esta semana. Na votação estava presente um representante do bispo episcopaliano de Maryland e o padre Scott Hurd, "número dois" do Ordinariato dos anglocatólicos.

O pastor também se vai
O reitor de St Timothy, um pastor anglicano casado, anunciou que se retirará do serviço clerical episcopaliano em 1 de Abril. Não se sabe ainda se se apresentará como candidato para ser formado e ordenado como sacerdote católico.

"Agradeço o dom da fé nutrido na Igreja Episcopaliana e a oportunidade daqueles chamados a continuar o seu caminho de fé na Igreja Católica sem perder a beleza das tradições anglicanas", declarou. Assegurou que a decisão dos paroquianos "foi um longo processo de discernimento guiado pelo Espírito Santo".

De momento, a web da paróquia (http://www.sttimscatonsville.org) não recolhe a mudança e continua mostrando uma típica comunidade anglicana de estilo evangélico, pequena ainda que muito activa.

Mais variedade de anglocatólicos
Nos âmbitos anglocatólicos comentou-se que a decisão desta comunidade amplia o tipo de grupos que entram no Ordinariato, que na sua maioria eram de um estilo muito liturgista e anglo-católico, enquanto esta comunidade, ainda que de doutrina conservadora, tem um cerimonial e um estilo mais ligeiro.

O templo seguirá sendo propriedade da Igreja Episcopaliana, ainda que talvez com o tempo o alugue aos paroquianos do Ordinariato. Provavelmente os paroquianos serão recebidos na Igreja Católica em algum momento da Páscoa e utilizem as semanas da Quaresma para formar-se na doutrina.

Mais de 1.600 fiéis em apenas 14 meses
O Ordinariato da Cátedra de Pedro, que tem menos de 14 meses de idade, agrupa já 36 comunidades de ex-anglicanos, 30 sacerdotes activos e mais de 1.600 fiéis nos Estados Unidos e Canadá.

O ordinário que o pastoreia, Jeffrey Steenson, é um sacerdote católico (casado e antigo piloto) que foi bispo episcopaliano de Rio Grande de 2005 a 2007, ano em que entrou na Igreja Católica.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário